Como aumentar as hipóteses de comprar bilhetes de forma segura

Nós já criamos um guia com dicas de segurança, mas para além disso acrescentamos alguns pontos aos quais deves prestar mais atenção.

1. Ao abordares o vendedor tenta estudar um pouco o tipo de perfil dele.

2. Troca algumas mensagens usando a Seatwish e tenta perceber se ele é uma pessoa receptiva ou se apenas quer fechar o negócio o mais rapidamente possível. Se forem da mesma zona geográfica tenta trocar algumas impressões, tenta saber se têm amigos em comum e se podes obter alguma informação do vendedor antes de efetuares a compra.

3. Antes de teres a certeza se o vendedor é fidedigno não forneças os teus dados pessoais (morada, bilhete de identidade, numero de telefone).

4. Por exemplo, se ele tiver um perfil do Facebook, tenta perceber se as publicações são recentes. Se realizar um post de 3 em 3 meses e tiver 1 fotografia, e não mais do que 20 amigos, é muito provavelmente ser um perfil falso e de um burlão. No entanto isto não decise imediatamente que esta pessoa é efectivamente um burlão.

5. Se te responder muito rapidamente e de um momento para o outro deixa de te responder, tem cuidado e não efectues nenhuma transação.

6. Certifica-te que o vendedor tem o recibo original de compra. Sempre que se compra alguma coisa, sobretudo um bilhete, recebe-se imediatamente um recibo ou fatura como método de comprovativo.

7. Hoje em dia maior parte dos utilizadores costumam ter uma fotografia do bilhete e do comprovativo, mas se não tiverem não quer dizer que sejam burlões (Nem toda a gente tem um smartphone ou Câmara fotográfica).

8. Depois de te certificares que o vendedor é de confiança, tenta saber como é que vais efectuar a transação. Se for feita em pessoa (aconselhamos este método), tenta fazer num local público ou acompanhado de algum amigo. Nunca é bom estares a realizar uma transação com dinheiro sozinho num beco escuro.

9. Se fores realizar esta transação via correio certifica-te sempre de duas coisas:

- Se o Vendedor enviou a tua encomenda e se possui um Tracking Number para saberes por onde anda a tua encomenda.

- Se o item é enviado à cobrança só pagas quando o tiveres na mão. Não pagues nada adiantado, poucos são os casos em que isto acontece e que realmente não existem problemas.

10. Outra solução é pagares metade do preço do bilhete antes de receberes e depois de enviado pagas a outra metade. Contudo para esta segunda opção é mais provável teres mais problemas.

11 .  Se tiveres alguma questão adicional, não hesites em contactar-nos. A nossa equipa está sempre on-line e disponível para te ajudar. Responderemos sempre o mais depressa possível pelo email info@seatwish.com.

No final dá sempre feedback ao vendedor, porque se fosses tu que estivesses do outro lado não te irias sentir confortável sem saber se o comprador recebeu o bilhete ou não.

Para finalizar, a melhor regra nas compras online é o bom senso. Nunca faças nada que te possa prejudicar. Na dúvida os teus amigos também te podem ajudar!

NOTA: Se fores burlado deves dirigir-te às autoridades competentes e efectuar a queixa de fraude, onde deves indicar todos os dados referentes à situação: e-mail, contacto, mensagens ou telefonemas feitos, número de conta onde efetuaste a transferencia (IBAN ou Entidade).